Funcionamento : Segunda a Sexta, das 8h às 19h
aos Sábados das 8h às 12h

  
Telefones de Contato: : (71) 3016-3030

Cliface Otorrino

Tontura e Labirintite

Tontura é um sintoma definido como a perda do equilíbrio corporal. As tonturas estão entre os sintomas mais freqüentes em todo o mundo e são de origem labiríntica em aproximadamente 80% dos casos. Mais raramente, as tonturas podem ser de origem visual, neurológica ou psíquica.

Existem vários tipos de tontura: rotatória (vertigem), não rotatória, sensação de flutuação, “cabeça ôca”, oscilopsia (dificuldade em focar objetos), etc.

O termo labirintite é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto, pois na grande maioria dos casos não há inflamação ou infecção deste órgão, e sim um erro em seu funcionamento. O termo mais apropriado é labirintopatia ou vestibulopatia.

Existem dezenas de doenças e/ou distúrbios labirínticos e cada uma delas tem características próprias que exigem formas especiais de tratamento.
A manutenção do equilíbrio corporal é uma função extremamente complexa e envolve diversos órgãos e sistemas.

Os principais sensores do sistema do equilíbrio estão no labirinto, nos olhos, na pele e nos músculos e articulações.

Muitos pacientes com tontura também podem referir outros sintomas como ruídos no ouvido ou na cabeça (zumbido, zoada, tinido, tinitus), diminuição da audição, dificuldade para entender, desconforto a sons mais intensos, perda de memória, dificuldade de concentração, fadiga física e mental. Isto ocorre, pois o sistema labiríntico está diretamente conectado à audição e outros órgão do sistema nervoso central.

Existem diversas causas conhecidas das vestibulopatias (labirintopatias): traumatismos cranianos, infecções, abuso ou uso crônico de medicações, erros alimentares, tumores, distúrbios vasculares, doenças metabólicas ou hormonais, distúrbios psiquiátricos, anemia, etc.

O diagnóstico desta doença é feito através de uma história clínica completa, exame físico e avaliação otoneurológica completa.

O tratamento das labirintites costuma ser multidisciplinar, envolvendo uso de medicações, mudanças nos hábitos de vida, reabilitação e suporte psicológico.

Dr. Ricardo Simas
Médico Otorrinolaringologista pela ABORL-CCF

12 Comments
    • Responder
      Cliface

      Bom dia. Esse tipo de sintoma pode ter várias causas. Sugerimos que procure um Otorrino. Para agendar uma consulta na cliface, ligue para 3016-3030 ou marque pelo Whatsapp no 99739-3121 (Vivo).

  1. Responder
    dilson vidal dos santos

    eu sinto tontura ao levantar da cama . e tambem ao fechar os olhosa, qual é meu diaginostico.

    • Responder
      admin

      Bom dia! Entre em contato por favor com 3016-3030. Obrigado.

    • Responder
      Gerson Castro

      Bom dia,
      Eu tenho 70 anos de idade, e tenho tido alguns problemas de tontura.
      Eu sinto tontura ao levantar da cama, principalmente quando o faço com maior rapídez. assim como ao fechar os olhos, qual é meu diaginostico.?
      As vistas muitas vezes escurecem e ficam turvas, e lacrimejando.

  2. Responder
    Geliane carneiro santos

    Minha avó tem labirintite hoje ela não levantou muito tonta se levantar cai queria saber porque mesmo ela tomando o medicamento tem esses sintomas.ela toma rivotril e labirin

  3. Responder
    Wesley Josué

    Sinto como se tivesse algo andando na minha cabeça, formigando na face, ardência na cabeça, tonturas, fontes alteradas e pressão nos olhos!! Oq será?

  4. Responder
    danniela

    eu ja tenho anos com meu ouvido inflamado como é que eu fasso pra fica boa de uma ver logo de veis eu fico boa da inframacao e as vesse ele volta eu to muito preucupada com isso o que eu fasso

  5. Responder
    edimundo sacramento de jesus

    sinto tonturas sempre que estou andando.ja fiz terapia de reabilitaçâo vestibular .e fiquei um tempo sem sentir , mas ultimamente voltei a sentir.

  6. Responder
    caseumtratamento.info

    Olá! Alguém em meu Instagram compartilhou este website conosco por isso vim conferir.

    Eu estou definitivamente desfrutando as informações.
    Eu guardei o artigo e vou mostrar isto para os meus
    seguidores! Maravilhoso blog e maravilhoso projeto.

  7. Responder
    Jailza

    Sinto dor de cabeca e tontura pé gela sinto medo coração arcelera sinto na cabeca pontadas e agulada quer adiagonogico q remedio tomar

  8. Responder
    labirintite

    Amei esse site. Muito conteúdo de qualidade. Abraço e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *